Muitos artesãos se perguntam como aumentar as vendas de crochê ou que podem fazer para vender mais, mas muitos não encontram a resposta para isso.
A verdade é uma só, não existe uma formula mágica que você pode utilizar do dia pra noite e as vendas começarem a acontecer.
Mas existem técnicas e conceitos que bem trabalhados podem aumentar significativamente suas vendas, mas para isso é preciso seguir alguns passos e mudar alguns costumes.
Hoje vamos trazer para vocês alguma dicas, que podem fazer total sentido para você alcançar os resultados que você almeja.
Para que isso faça sentido, vamos entender o que é o crochê!
O que representa o crochê?
O crochê trata-se de uma categoria de artesanato produzido a mão, quando falamos em crochê rapidamente nos remetemos a exclusividade.
Projetos feitos a mão, com detalhes únicos, que por mais que sejam reproduzidos através de uma receita, a sua essência continua a mesma “EXCLUSIVO“.
Pode ser a mesma receita, mas são artesões diferentes, com pontos e visões distintas, que transmitem para cada criação a sua personalidade.
Cada artesão tem sua técnica, com pontos mais apertados ou mais frouxos, com detalhamentos diferentes, com tramas diferentes.
Então o conceito exclusividade se mantém em cada peça produzida, independente de qual seja o autor, sempre vai existir aquela cereja do bolo da mão certa.
Mas na hora de fechar um orçamento, muitos artesãos acabam esquecendo disso, do quanto estudaram e praticaram para chegar aquele nível de experiência. E por varias vezes acabam deixando de ser os autores de sua criação, para se tornar personagem da trama.
E é nesse momento que o valor da sua criação se perde, e por muitas vezes você deixar de vender, ou de vender com um valor justo por seu trabalho.
Vamos mostra agora 10 passos para fazer você vender mais
Como aumentar as vendas de crochê
Listamos aqui 10 pontos importantíssimos para conseguir aumentar suas vendas, se você quer vender mais, não ignore nenhuma dessas dicas, aplique passo a passo e você vai contemplara a mudança.
Dica 01 – Reconheça seu esforço e trabalho
Primeiramente, você precisa reconhecer o quanto você se esforçou e estudou para aprender fazer crochê nesse nível.
Esse passo é extremamente importante, para que você consiga aumentar o valor do seu produto e vender mais.
Lembre-se de cada momento que você passou para aprender, o quanto errou e acertou, mas que traçaram o caminho para você chegar até aqui.
Dica 02 – Lista de pontos fortes da sua criação
Liste cada ponto importante do sua produção, aprenda a falar de cada vantagem que você tem, cada detalhe que tornam sua peça exclusiva.
De uma aula para seu cliente sobre aquele produto, cada ponto que foi dado pensando no conforto daquela peça. Cada costura que foi feita para modelar a peça e as combinações de cores remetendo a estação e tendência.
Mostre para seu cliente tudo aquilo que faz diferença em seu produto, pontue tudo o que agrega valor para ele levar para casa aquele produto exclusivo e artesanal.
Dica 03 – Entenda seu cliente
Entenda as necessidades do seu cliente, procure saber para qual finalidade ele precisa daquele produto, dependendo da informação, você pode agregar algum detalhe que só você conhece.
Procure entender o por que ele procurou você, deixe seu cliente falar, se ele teve outras experiências ruins, em certo momento ele vai abrir para você.
Ai vai estar a chave para você fidelizar seu cliente, não seja aquele profissional que só fala, deixe seu cliente falar e contar para você o desejo dele.
E quando você colher essa informação, retome o controle da conversa, e apresente a solução que você tem para ele, mas sempre sendo o autor da sua criação.
O cliente fala e expões a vontade dele, você finaliza e coloca valor no projeto, sempre mantendo o controle da situação.
Dica 04 – Mostre exclusividade
O ser humano tem uma chavinha chamada EGO que quando ela vira, não existe mais preço, e um dos segredo para virar essa chave se chama exclusividade.
Saber que é diferente, que é único, feito a mão, ponto a ponto, remete uma sensação de prazer ao cliente, e nesse momento ele esquece do preço, e começa a consumir valor.
Vou dar um exemplo simples, que tenho certeza que você já deve ter passado, quando falamos em Hambúrguer Artesanal. Um produto mais caro do que o tradicional, chegando a valer 2 vezes mais, mas que pagamos e comemos com gosto, por saber que aquele hambúrguer não é industrial, que ele é exclusivo.
Você pode começar a analise pelo cardápio, cheio de informações, contendo 200g de carne, pão brioche, cebola roxa entre outros ingredientes.
Mas o que importa aqui para nós é analisar o exemplo, naquele cardápio eles nos apresentam todas as vantagens daquele produto, causando o desejo de matar a fome com uma misturar de prazer.
É exatamente isso que você precisa fazer para que seu cliente sinta quando vestir aquela peça, ou quando ele colocar o tapete na sala, ou aquele jogo de banheiro maravilhoso de crochê em seu banheiro.
Por isso estude seu produto, faça a lista de vantagens e se torne especialista em seu produto, não deixe que seu cliente diga as vantagens daquela criação, adiante-se e de uma aula para ele.
Dica 05 – Seja o autor da sua criação
Jamais em hipótese alguma deixe que alguém ocupe o papel de autor da sua produção, um exemplo clássico, é quando um cliente chega em você e te pergunta:
‘Se eu comprar o material, quanto você cobra para fazer?”
Nesse momento, seu cliente está desvalorizando sua mão de obra, pois ele acredita que o material vale mais do que a sua experiência, você deixa de ser autor, para se tornar personagem da criação.
Você é dona do seu negócio, você cria, você tem o dom, e não é um cliente que vai chegar e comprar o seu dom com meia dúzia de novelos de linha.
É o teu conhecimento, suas ideias e suas habilidades, você não estudou tudo que estudou para chegar alguém que não passou por tudo que você passou, e querer dar preço nas suas mãos.
Dica 06 – Siga tendências
Assim como qualquer outra profissão, você precisa estudar diariamente, conhecer novas técnicas, produtos, cores, produtos alternativos, produtos sustentáveis.
Siga tudo que se remeta a tendência de crochê e moda, acompanhe as mudanças, atualize-se, acompanhe as celebridades, aquelas que utilizam crochê.
Não fique parada no tempo, esteja sempre atualizada, estude o que está vendendo mais, quais os canais de vendas, e como chegar até essas ferramentas.
Dicas 07 – Descubra canais de vendas
Com o avanço da tecnologia, as redes sociais se tornaram as maiores fontes de vendas de todos os tempos.
Seguidos também dos canais de vendas como Mercado Livre, Shoppe, Elo7, Olx e tantos outros que convertem infinitas vendas de artesanatos todos os dias.
Se você quer vender mais, é importantíssimo que você estude e aprender extrair o máximo dessas ferramentas.
Mas vamos dar uma dica agora, para que afunile essas ferramentas e você inicie com pé direito, abaixo vamos citar 3 ferramentas que mais convertem em rede local, dentro da nossa região.
As 3 ferramentas que hoje mais trazem resultados segundo estudos feitos:
Facebook: Paginas e grupos
Instagram: Pastagens, Stories
WhatsApp: Grupos e Status
Mergulhe de cabeça e aprenda a usar cada recurso oferecido para essas ferramentas, não tem como seus resultados não aumentar se você utilizar da maneira correta.
Dica 08 – Digital Influencer Local
Para quem ainda não conhece, todas as cidades tem seus Digital Influencer, pessoas influentes nas redes sociais, que atuam dentro da região de sua cidade.
Essas pessoas costumam ter ótimo alcance diário em sua redes sociais, você consegue fazer parcerias com ótimos valores ou até mesmo permutas.
Essas parcerias costumam dar muito certo, devido a maioria ser ligado a moda, e muitas pessoas acompanham diariamente, levando assim sua marca para um outro patamar.
Dica 09 – Faça parceria com lojas menores
Sejam essas lojas de roupas ou decoração, fazer parcerias com esse publico pode aumentar muito suas vendas, apesar de diminuir sua margem de lucro.
Acertando parcerias, você só precisa ter o cuidado de dar conta de entregar a demanda solicitada, então faça tudo com pé no chão.
Pise somente nos degraus que você alcança para não dar o passo maior que sua perna, mas considerando essa opção, ela pode render ótimas vendas.
Dica 10 – Precifique seu produto da maneira correta
Uma etapa muito importante a saúde do seu negócio, é saber precificar seu produto da forma correta. Vejo muitas pessoas utilizando formulas como, “3x o valor do custo” , adiciona 200% do valor do custo e por ai vai.
Mas se você parar para analisar, esses procedimentos são falhos, vamos dar um exemplo abaixo:
Vamos supor que você vai fazer um sapatinho de bebê em crochê, e para isso você gaste 1 real de materiais, isso contaria como o valor do seu custo.
Afinal você compraria 1 novelo de linha que custa R$10,00 , mas esse novelo faz 10 sapatinhos, então o custo precisaria ser dividido por esses 10 sapatinhos.
Então chegamos ao valor de 1 real de custo para essa peça, se adicionarmos a formula 3x o valor do custo, esse sapatinho sairia por 3 reais.
Vamos então para formula 200%, adicionando 1 + 200% = R$3,00.
Um exemplo clássico que são práticas erradas, portanto precisamos mudar esse conceito de precificar.
Nós ensinamos um método de precificar, aonde envolvemos no calculo a soma de suas horas trabalhadas, chegando a um valor justo e lucrativo para seu negócio.
Se você quer aprender nosso método, acesse o link abaixo e seja direcionada diretamente para página.
- COMO PRECIFICAR O PRODUTO DE CROCHÊ DA FORMA CORRETA
Se você chegou até aqui, sabemos que você realmente tem interesse em vender mais e com qualidade, pode ter certeza que se você seguir os passos acima, sua vendas vão aumentar consideravelmente.
Agora só depende de você!
Dica – Cartão de Crédito (CashBack)
Sempre que você for fazer compras de materiais, verifique se seu cartão de crédito tem o sistema CashBack e utilize seu cartão de crédito para fazer as compras.
Assim você recebe um valor de premiação que você pode trocar por produtos em lojas digitais.
Entenda como funciona CashBack do cartão de crédito:
Aprenda Crochê do Absoluto Zero
Em seguida, temos um recado importante para você que esta iniciando no crochê e vai começar a aprender crochê do zero.
Dessa forma, separamos um tutorial passo a passo para iniciantes, CLIQUEAQUI para acessar o tutorial e como fazer crochê hoje mesmo.
Assim também, lembramos que não vendemos cursos, nossa missão é ensinar e ajudar pessoas a aprender crochê gratuitamente. Por outro lado, disponibilizamos aulas, receitas e gráficos para todos que desejam aprender.
Nos ajude a compartilhando nosso trabalho
Em primeiro lugar, não deixe de compartilhar nosso Blog e se inscrever em nossas
redes sociais – Instagram @crochecom.amoroficial e Facebook – Crochê com amor.
Em segundo lugar, não esqueça de conferir nossos artigos em nossas categorias, lá você encontra aulas passo a passo e gratuitas.
Acima de tudo, sabemos que a arte do artesanato expressa nossas emoções de forma palpável, o crochê é a poesia na forma que podemos tocar.
Dessa forma, agradecemos a sua visita de todo coração, esperamos ter você sempre aqui com a gente, sinta-se em casa.
Por fim, se você gostou dessa aula, deixe seu comentário abaixo e até a próxima aula!
Amo o crochê
Então tenho um dica maravilhosa…encontrei o curso perfeito para você que tem interesse em fazer crochê, como renda extra ou ate mesmo por distração!!!
Serio vocês vão amar, assim como eu, aprender Crochê nunca foi tão fácil, comece hoje mesmo a aprender tudo passo a passo mesmo não tendo nenhuma experiência…
Saiba como aqui: https://bit.ly/3Lvf7gk-Aprendendo-Croche-Iniciante