O crochê é uma técnica de arte que tem ganhado cada vez mais espaço. Isso porque além de ser uma atividade relaxante, pode render lindos produtos.
Se você é apaixonada por crochê e quer faturar alto com seus artesanatos, este post é para você! Aqui listamos 10 receitas de artesanato com crochê que vão te ajudar a ter um bom faturamento.
1. Cobertor de bebê em crochê
Os cobertores de bebê em crochê são um ótimo presente para um recém-nascido ou para uma criança pequena. Eles são macios e fofos, e ficam lindos em qualquer quarto de bebê. Se você está procurando um presente especial para um bebê, confira estas instruções simples para fazer um cobertor de bebê em crochê.
Você vai precisar de:
– Fio de lã (de preferência em cores claras ou neutras)
– Agulha de crochê
– Tesoura
– Régua ou fita métrica (opcional)
Instruções:
1. Escolha o tamanho do cobertor que deseja fazer. Uma boa opção é fazer um cobertor quadrado medindo aproximadamente 30 cm x 30 cm. Isso dará a você mais liberdade na hora de escolher a quantidade e o tamanho das suas flores.
2. Corte 12 pedaços de lã com 60 cm de comprimento cada um. Arrume os pedaços em pares, dobrando-os ao meio para formar 6 “meias”.
3. Pegue uma das meias e enrole-a formando um círculo, prendendo as extremidades com uma nó simples. Repita este processo com todas as outras meias, até que você tenha 6 círculos iguais.
4. Agora é hora de começar a trabalhar no corpo do cobertor! Pegue uma das agulhas e encha-a com metade do comprimento da lã que você pretende usar para o corpo do cobertor (por exemplo, se você estiver usando 50 cm de lã, então use 25 cm). Encaixe os 2 extremos da agulha no primeiro círculo e comece a crochetar os 6 pontos juntos, formando assim um anel grande (veja as imagens abaixo).
5. Agora que todos os 6 círculos estão unidos na agulha, continue crochetando aperto por todo o contorno do anel até chegar novamente no primeiro ponto que você fez (veja as imagens abaixo). Isso fará com que todos os pontos sejam unidos e formem um laçado firme (comumente chamado “ponto alto”).
6. Une os 2 extremos da lã que sobraram na agulha, formando assim um laço perfeito (este é o seu ponto final). Arranje todos os nós suavemente e corte qualquer excesso de lã com a tesoura (lembre-se sempre de ter cuidado quando estiver usando tesoura perto dos dedinhos dos bebês!).
2. Sapatinho de bebê em crochê
Os sapatinhos de bebê são um dos itens mais fofos para se fazer em crochê. Eles são perfeitos para presentear ou mesmo para guardar como um recordação. O processo de crochê é bastante simples e, com as instruções certas, qualquer um pode fazer um par de sapatinhos bonitos.
Para começar, você vai precisar de um pouco de linha e agulha apropriadas para o tamanho do sapatinho que deseja fazer. A linha pode ser de qualquer cor que você goste, mas é importante escolher uma que seja resistente para que os sapatinhos possam suportar o peso do bebê. Uma vez que você tenha a linha e a agulha, basta seguir os passos abaixo:
1. Comece pela parte inferior do sapato, enrolando a linha na palma da mão para formar um círculo. Depois disso, insira a agulha no centro do círculo e puxe até que a linha esteja bem firme.
2. Agora, faça 6 pontos altos no anel formado pelo círculo. Para isso, insira a agulha na base do primeiro ponto alto e puxe até chegar no topo deste mesmo ponto (fazendo assim 2 voltas na linha). Depois disso, repita o processo com os outros pontos altos até terminar todos eles.
3. Após fazer os 6 pontos altos, faça mais 6 pontos baixos dentro do anel (enrolando a linha apenas uma vez em cada ponto). Esses pontos baixos servirão como base para as laterais do sapato.
4. Para começar a fazer as laterais do sapato, insira a agulha na base do primeiro ponto alto e faça 2 pontinhos (uma volta dupla na linha). Depois disso, insira a agulha novamente na base do segundo ponto alto e repita o processo (faça duas voltas duplas em todos os outros pontos altos). Quando terminar todos os pontinhos laterais, dê duas voltas normais na linha e corte-a (deixando apenas um pedacinho para amarrar).
5. Agora é hora de fechar o sapato! Para isso, basta juntar as extremidades das laterais (que possuem os pontinhoss) e amarrá-las firmemente com o pedacinho da linha que sobrara anteriormente. Se preferir, você também pode usar uma fita adesiva para prender as extremidades juntas antes de amarrá-las com a linhas (assim fica mais fácil evitar que elas se soltem).
3. Luva de bebê em crochê
As luvas de bebê são um acessório indispensável para manter as mãozinhas do seu bebê aquecidas e protegidas do frio. Elas também são ótimas para evitar que o bebê coloque os dedinhos na boca e engesse as unhas. Felizmente, é fácil fazer luvas de bebê em crochê. Com apenas alguns materiais e um pouco de tempo, você pode criar uma linda par de luvas para o seu bebê.
Para começar, você vai precisar de:
-Fios de lã (cor da sua escolha)
-Agulha de crochê (tamanho adequado para o fio)
-Tesoura
-Rendas (opcional)
Para fazer a primeira luva, comece enrolando o fio em torno do dedão indicador do seu próprio dedão da mão esquerda, formando um círculo. Corte o fio e amarre-o no centro com um nó para segurar.
Agora, insira a agulha no nó e puxe até que ele esteja apertado contra o anel que você acabou de formar. A partir daqui, você vai trabalhar em círculos para formar a base da luva. Faça 6 pontos altos no anel que você acabou de formar. Em seguida, insira a agulha no primeiro ponto alto que você fez e faça um ponto baixo no segundo ponto alto (puxe a agulha até que ela esteja apertada contra o anel).
Continue trabalhando dessa maneira até chegar ao final dos 6 pontos altos. Você terá feito 12 pontos baixos no total. Agora, insira a agulha no primeiro ponto baixo que você fez e faça um ponto alto no próximo ponto baixo (puxe a agulha até que ela esteja apertada contra o anel). Continue trabalhando dessa maneira até chegar à última carreira de pontos baixos; neste momento, você terá feito 24 pontos altos no total – isso é o suficiente para uma boa base da luva.
Para continuar trabalhando na luva, basta repetir as duas últimas carreiras (pontos altos e baixos) até chegar à altura desejada (geralmente 3-4 polegadas). Uma vez que esteja satisfeito com o tamanho da sua luva, finalize com uma carreira de pontos baixos e corte o fio restante. Amarre-o firmemente na extremidade da agulha e remova-a cuidadosamente.
Sua primeira luvinha está quase pronta! Para terminar, basta repetir todo o processo com o outro braço para criar uma segunda luvinha idêntica à primeira – isso completa um par! Se desejar adicionar uma touca adorável às suas lindas luvitas recém-feitas, basta envolver uma das extremidades com rendas – isso certamente fará as mãezinhas suspirarem!
4. Almofada decorativa em croché
5. Tapete redondo em crochê
6. Vaso decorativo em crochê
7. Porta chaves em forma de casinha feita com linha e barbante
8. Porta-retratos
9. Velas decoradas simples, rápidas e azulejadas
10. Artefatos úteis que você pode fazer utilizando aviamentos encontrados no mercado
Com a popularidade do crochê crescendo a cada dia, muitas pessoas estão procurando maneiras de faturar alto com essa habilidade.
A boa notícia é que existem diversos artesanatos úteis e bonitos que podem ser feitos usando os aviamentos encontrados no mercado. Além de serem funcionais, esses itens também podem ser vendidos por um bom preço. Se você está procurando uma maneira de faturar alto com o seu crochê, confira a lista abaixo:
1. Capas para celular: as capinhas para celular são extremamente populares e sempre estão em alta. Você pode facilmente fazer diversos modelos diferentes usando aviamentos e enfeites encontrados no mercado. As capinhas personalizadas também são uma ótima opção para presentear amigos e familiares.
2. Porta-joias: outro item extremamente popular entre as mulheres é o porta-joias feito à mão. Esses itens podem ser feitos usando tecido, couro ou até mesmo feltro e costumam ter um bom espaço interno para guardar brincos, anéis e outros acessórios. Os porta-joias também são ótimas opções de presente para amigas e parentes próximas.
3. Almofadas decorativas: as almofadas decorativas são itens versáteis que podem ser usados tanto na decoração da casa quanto no sofá ou na cama. Elas podem ter diversos tamanhos, formas e estilos diferentes, dependendo do gosto do cliente. As almofadas decorativas também costumam ter um bom espaço interno para guardar pequenos objetos, como chaves ou moedas.